Bem vindos ao Blog do Julhão, um blog 100% Esportivo e atualizado diariamente por Júlio César.

domingo, 3 de julho de 2016

COPA PARMALAT DE FUTEBOL


A Copa Parmalat, também chamada de Copa de Parma, foi uma competição internacional e amistosa de futebol organizada pela empresa Parmalat, disputada de 1993 até 1998 entre os clubes, Boca Juniors (ARG), Palmeiras (BRA), Peñarol (URU), Juventude (BRA), Parma (ITA), Audax Italiano (CHI), Benfica (POR), Toros Neza (MEX), Universidad Católica (CHI) e Seleção dos Estados Unidos, até então patrocinados pela empresa .
A Copa Parmalat teve início no ano de 1993 , sendo a primeira edição disputada em Parma na Itália. Foi vencida pelo Peñarol que derrotou na final a equipe do Palmeiras nos pênaltis, depois de um empate em 0x0 no tempo normal. Em 1994 a competição foi disputada em São Paulo, com Palmeiras e Peñarol repetindo a final do ano anterior, com vitória dos uruguaios novamente nos pênaltis, depois de um empate em 1x1, sendo esta edição a que contou com o maior número de clubes, com seis participantes.
Em 1995 Peñarol e Palmeiras, campeão e vice das edições anteriores, não participaram, sendo a edição vencida pelo Parma em uma vitória por 3x1 sobre o Boca Juniors, jogos disputados no Giants Stadium em Nova Jersey, Estados Unidos. Em 1996 o Peñarol voltou a vencer a competição, desta vez contra o Juventude, pelo placar de 1x0 no Estádio Alfredo Jaconi em Caxias do Sul.
No ano de 1997 o torneio foi triangular, realizado em Nezahualcóyotl no México, com a participação das equipes Toros Neza do México, Universidad Católica do Chile e Parma. O resultado final foi de duas vitórias para os Mexicanos que levaram o torneio. O último ano do torneio foi 1998, nesta edição foi repetido o formato de 1996, com disputa única entre Peñarol e Juventude, sendo que o clube uruguaio sagrou-se campeão pela quarta vez no Estádio Atílio Paiva em Rivera, Uruguai.


Confira todos os Campeões da extinta Copa Parmalat:
1993 - Peñarol (Uruguai)
1994 - Peñarol (Uruguai)
1995 - Parma (Itália)
1996 - Peñarol (Uruguai)
1997 - Toros Neza (México)
1998 - Peñarol (Uruguai)


COPA PARMALAT - 1993
PEÑAROL
CAMPEÃO

SEMIFINAL - Estádio Ênio Tardini, Parma/ITA;
Peñarol (URU) {4} 0x0 {1} (ITA) Parma
Palmeiras (BRA) {5} 1x1 {4} (ARG) Boca Juniors

DECISÃO DO 3º e 4º LUGAR - Estádio Ênio Tardini, Parma/ITA;
Parma (ITA) 3x2 (ARG) Boca Juniors

FINAL - Estádio Ênio Tardini, Parma/ITA;
Peñarol (URU) {3} 0x0 {2} (BRA) Palmeiras




Nenhum comentário:

Postar um comentário