Bem vindos ao Blog do Julhão, um blog 100% Esportivo e atualizado diariamente por Júlio César.

domingo, 21 de dezembro de 2014

SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

   JOGO 1   

21 de julho de 1914 - A Seleção Brasileira em campo pela 1ª vez

A primeira vez da Seleção Brasileira de Futebol foi em 21 de julho de 1914. Com seu uniforme inteiramente branco, e sob o brasão da Federação Brasileira de Sports (FBS), o Brasil entrou em campo, no Estádio das Laranjeiras, recebendo a visita do Exeter City, da Inglaterra. O público daquela tarde foi de pouco mais de três mil espectadores.

BRASIL                          -                        EXETER CITY (ING)
Os jogadores brasileiros convocados para aquele jogo eram um misto de cariocas e paulistanos. O técnico, capitão e jogador (os três ao mesmo tempo, já que a organização tática era extremamente simples) era o paulistano Sylvio Lagreca, que era do time do São Bento, clube já extinto da capital paulista. Eis os jogadores chamados para defender o Brasil: Marcos Carneiro de Mendonça (Fluminense), Píndaro de Carvalho (Flamengo), Nery (Flamengo), Sylvio Lagreca (São Bento-SP), Rubens Salles (Paulistano), os irmãos Rolando De Lamare e Abelardo De Lamare (ambos do Botafogo), Oswaldo Gomes (Fluminense), Arthur Friedenreich (Ypiranga-SP), Osman (América-RJ) e Formiga (Ypiranga-SP).


FICHA TÉCNICA
27/julho/1914
Local: Laranjeiras (Rio de Janeiro/Brasil)
Juiz: H. Robinson (Inglaterra);
Gols: Oswaldo Gomes e Osman;

BRASIL
Marcos, Píndaro e Nery; Lagreca, Rubens Salles e Rolando; Abelardo, Oswaldo Gomes, Friedenreich, Osman e Formiga.
Técnico: Rubens Salles e Sylvio Lagreca

EXETER CITY (Inglaterra)
Pym, Forte e Strettle; Rigby, Largan e Smith; Whitaker, Pratt, Hunter, Lovett e Goodwin;
Técnico: ?

Jogo 2 - 20/09/1914 - Brasil 0x3 - Argentina - Buenos Aires (ARG) - Amistoso
Jogo 3 - 24/09/1914 - Brasil 3x1 - Columbia/ARG - Buenos Aires (ARG) - Amistoso


   JOGO 4  
ARGENTINA
BRASIL

 0x1


27/09/1914 - Buenos Aires - Copa Roca
Jogando em Buenos Aires, o Brasil venceu a Argentina com um gol de Rubens Salles e trouxe para casa sua primeira taça. Na foto, o time pronto para o embarque.


Para ampliar a excelente relação entre os países, o General Julio Roca, Ministro das Relações Exteriores da Argentina, instituiu uma disputa entre ambas as seleções, em que o vencedor seria sempre consagrado como Campeão da Copa Roca, doando assim a Taça e o nome da competição. A primeira disputa da Copa Roca ocorreu no mesmo ano de sua instituição, em 27 de setembro, quando a Seleção Brasileira voltou ao Estádio do Gimnasia y Esgrima, para encarar novamente a Argentina.
Os Argentinos, com mais experiência internacional e tendo vencido dias antes o Brasil por 3 a 0, davam como certa a conquista.  Mas não contavam com mais uma boa atuação de Rubens Salles, que aos 13 minutos do primeiro tempo, arriscou de fora da área, a bola subiu, pegou efeito e encobriu o goleiro Rithner, que sequer conseguiu enxergar por onde a bola passou. Aos 21 minutos do segundo tempo, um lance inusitado, o atacante Roberto Leonardi, recebeu um lançamento de Izaguirre, dominou no peito, deu um “sem-pulo” e empatou a partida. O árbitro, o brasileiro Alberto Borghert, jogador do Clube de Regatas do Flamengo, validou o gol. Contudo, antes que os Brasileiros dessem novo início à partida, Leonardi dirigiu-se ao árbitro afirmando que havia dominado a bola com a mão e solicitou que o tento fosse anulado.
Borghert apertou a mão do jogador pela honestidade e ordenou a cobrança do tiro de meta, bem diferente do que viria a ocorrer anos depois com “La mano de Dios” de Maradona contra a Inglaterra, em 1986, na Copa do México. O Brasil venceu a partida, conquistando sua primeira Taça internacional.
Fonte: Memorial Tricolor
Por: Rodrigo Barros

FICHA TÉCNICA
27/Setembro/1914.
Competição: Copa Roca.
Local: Estádio do Club Gimnasia y Esgrima, em Buenos Aires (Argentina).
Público: 17.200 pagantes.
Árbitro: Alberto Borgerth (Brasil).
Gols: Rubens Salles aos 13' do 1º Tempo;

BRASIL
Marcos Carneiro de Mendonça (Fluminense), Píndaro (Flamengo) e Nery (Flamengo); Lagreca (São Bento), Rubens Salles (Paulistano) e Pernambuco (Fluminense); Millon (Paulistano), Oswaldo Gomes (Fluminense), Friedenreich (Ypiranga), Barthô (Fluminense) e Arnaldo (Paulistano).
Ground Committeé: Sylvio Lagreca e Rubens Salles (capitão).

ARGENTINA
Rithner (Porteño); Bernasconi (Estudientes de La Plata) e Lanús (Estudientes de La Plata); Naón (Gimnasia y Esgrima), Sande (Estudientes de La Plata) e Sayanes (Ferro Carril Oeste); Lamas (Estudientes de La Plata), Leonardi (Estudientes de La Plata), Piaggio (Atlanta), Izaguirre (Palermo) e Crespo (Tigres).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário